EMPODERAMENTO DO SELF

Preencha o formulário para ser avisado sobre novas turmas.

Objetivo

Aprofundar o conhecimento teórico e prático da terapia dos esquemas no domínio de desconexão e rejeição e de técnicas para tratar os esquemas desse domínio.

 

Programa

Jeffrey Young denomina esquemas como: “esquemas desadaptativos remotos que são padrões emocionais e cognitivos auto derrotistas iniciados em nosso desenvolvimento desde cedo e repetidos ao longo da vida”.

Os esquemas mais prejudiciais segundo Young são: abandono/instabilidade, desconfiança/abuso, privação emocional e defectividade/vergonha. Na infância esses pacientes sofreram abandono ou foram vítimas de abuso, podem ter sido negligenciados ou rejeitados, assim, na vida adulta, seus esquemas são ativados por situações que vivenciam como semelhantes às experiências traumáticas ou aquelas experiências nocivas que se acumularam na infância, ativando algum esquema e acionando uma forte emoção negativa, como angústia, ansiedade, medo, tristeza, insegurança, vergonha, medo ou raiva quando os pacientes permanecem a vincular os esquemas nas interações com outras pessoas.  Os esquemas desadaptativos remotos e as formas desadaptativas com que os pacientes aprendem a enfrentá-los inúmeras vezes estão por trás de sintomas crônicos como ansiedade, depressão, uso de drogas e álcool e transtornos psicossomáticos. Além da baixa da autoestima, dependência nos relacionamentos afetivos ou isolamento afetivo, sensação de incompletude, busca no outro a complementariedade. Através de técnicas vivenciais pode-se tratar especificamente a reparação com a figuras parentais e com a criança interior proporcionando o empoderamento e a estruturação do self.

 

 

 

 

Público Alvo

Profissionais da Área de Saúde

Corpo Docente

Coordenação

Ma. Clystine Abram